Questões de Serviço Social na Educação (Serviço Social)

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Quanto aos preconceitos e às práticas discriminatórias no âmbito escolar, assinale a alternativa correta.

  • A O debate sobre questões de gênero na escola, embora possa contribuir para o combate ao sexismo e ao machismo na sociedade, não guarda consonância com os princípios constitucionais da igualdade.
  • B As correlações entre as mídias sociais, a violência urbana e o uso de drogas ilícitas ou lícitas devem ser debatidas no âmbito escolar, a fim de estimular a consciência crítica e o protagonismo dos estudantes para promover mudanças positivas na sociedade.
  • C Embora a escola possa tomar conhecimento da ocorrência de violência doméstica na família de alunos, tal problema não diz respeito à instituição de ensino e seus profissionais não devem adotar nenhum tipo de providência nesses casos, pois a questão da violência doméstica é de responsabilidade exclusiva dos pais ou responsáveis.
  • D A diversidade cultural não se mostra como tema a ser tratado no âmbito escolar. Por exemplo, diferenças culturais relacionadas a religião não devem ser consideradas pelos profissionais da comunidade escolar em suas relações cotidianas com os estudantes.
  • E A homofobia, o sexismo, o racismo e a intolerância religiosa são temas controversos que dizem respeito a crenças individuais, isto é, não são construídos social e historicamente. Diante disso, a escola não deve debatê-los nem considerá-los nas relações sociais do ambiente escolar, de modo a respeitar as diferenças nesse sentido.

Considerando o contexto social e as relações que são estabelecidas no ambiente escolar, assinale a alternativa correta.

  • A A fim de disseminar o respeito às diferenças culturais nas relações, todos os profissionais da comunidade escolar devem pautar suas ações na valorização da diversidade, como princípio do Estado brasileiro democrático e laico, independentemente de suas crenças pessoais.
  • B Atitudes de intolerância e violência nas relações são sempre facilmente identificáveis. Sendo assim, a formação continuada dos profissionais da instituição de ensino, relacionada a temas como diversidade cultural, gênero e raça, não se faz indispensável para que eles identifiquem e atuem de maneira ética diante de tais atitudes.
  • C O profissional que tiver conhecimento da ocorrência de violência física deverá comunicar a autoridade escolar para que sejam tomadas as providências cabíveis. No entanto, outras formas de violência, como psicológica, sexual, moral ou simbólica, não são passíveis de tal comunicação.
  • Dbullying é a agressão física ou psicológica que ocorre repetitiva e intencionalmente, de modo a ridicularizar, humilhar e intimidar a vítima. É importante que os profissionais da escola reconheçam o bullying como forma de violência, pois isso simboliza um marco no respeito às diferenças. Não obstante a identificação do bullying pela escola, os pais ou responsáveis dos alunos são os únicos que possuem legitimidade para tomar as medidas necessárias contra esse tipo de violência.
  • E O fenômeno da violência nas escolas, amplamente divulgado pelas mídias, atesta a crescente falência da autoridade da instituição escolar. Esse contexto demanda que o assunto seja tratado, exclusivamente, pela inserção policialesca no âmbito escolar, de modo prioritário e urgente, a fim de coibir a violência.

Os seguintes documentos dispõem sobre a formação em Serviço Social:

  • A Código de Ética e Política Nacional de Estágio.
  • B Lei de Regulamentação da Profissão e Lei Orgânica da Assistência Social.
  • C Projeto Ético-Político e Diretrizes Curriculares do Serviço Social.
  • D Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Regulamentação do Estágio.
  • E Legislação sobre Currículo e Normatização da Profissão.

O processo coletivo de ensino-aprendizagem no qual se realiza a observação, o registro, a análise e o acompanhamento da atuação do estagiário no campo de estágio em serviço social, bem como a avaliação do processo de aprendizagem discente, visando-se à construção de conhecimentos e de competências para o exercício da profissão, é chamado de

  • A supervisão direta, cujos participantes são apenas o supervisor de campo e o estagiário.
  • B supervisão direta, cujos participantes são apenas o supervisor acadêmico e o estagiário.
  • C supervisão direta, cujos participantes são o supervisor de campo, o supervisor acadêmico e o estagiário.
  • D supervisão integrada, cujos participantes são o supervisor de campo, o supervisor acadêmico e o estagiário.
  • E supervisão integrada, cujos participantes são apenas o supervisor de campo e o estagiário.

Acerca do Art. 28. da Lei nº 13.146/2015, incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar. Marque a alternativa CORRETA:

  • A Oferta de educação bilíngue, em Libras como terceira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
  • B Atendimento preferencial à pessoa com deficiência nas dependências das Instituições de Ensino Superior (IES) e nos serviços.
  • C Disponibilização de provas em formatos acessíveis para atendimento às necessidades específicas do candidato com deficiência.
  • D Disponibilização de formulário de inscrição de exames com campos específicos para que o candidato com deficiência informe os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários para sua participação.
  • E Projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.