No ensino de História, os temas de estudos são necessariamente ligados e perpassados por diversas leituras externas às aulas, sendo em muitos casos objetos de debates e de controvérsias que não podem nunca se limitar ao domínio epistemológico da lógica formal [...]. A apresentação dos temas de estudo de História suscitará, em maior ou menor escala, dependendo do nível e da composição social da classe, uma avaliação inicial por parte dos alunos, que possuem, invariavelmente, um conhecimento prévio sobre temas e conceitos propostos para estudo.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005. p. 240.
O texto levanta uma importante discussão que pode ser relacionada ao planejamento das aulas de História.
Considerando esse entendimento sobre o processo de ensino e aprendizagem, os docentes devem
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A destacar o que o discente percebe do objeto a ser estudado, dando validade ao seu conhecimento e evitando que as falhas e lacunas desse saber sejam expostas nas aulas.
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B fazer com que os discentes exponham suas representações sociais sobre o tema proposto para estudo, a fim de identificá-las e, assim, melhor organizar os conteúdos a serem apresentados.
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C compreender que o papel do discente é, por meio do levantamento do seu conhecimento prévio, completar o que está faltado nas aulas planejadas, com novas informações e dados conceituais.
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D formular um método que desarticule a relação entre conhecimento prévio, conhecimento científico e conhecimento escolar, para que os discentes sejam protagonistas nas aulas de História.