De acordo com Jauss (1979), a leitura de obras literárias restringia-se à história da obra em si e do autor, considerando arte, no que tange a seus aspectos estéticos, somente em relação à produção, raramente se explorava o aspecto receptivo e, quase nunca, o comunicativo. Como um dos expoentes da Teoria da Estética da Recepção, que surge no horizonte dos anos 1960, Jauss denuncia a fossilização da história da literatura e propõe uma nova estética para a recepção da arte. Assinale a alternativa que NÃO representa o pensamento de Jauss sobre a obra literária:
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A Existe uma relação dinâmica entre o autor, a obra e o leitor, da qual é essencial que haja consciência para que se diferencie o ato da recepção e da interpretação por meio de reflexões.
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B Se a contemplação da literatura for feita na dimensão de sua recepção e de seu efeito, então, a oposição entre seu aspecto estético e seu aspecto histórico vê-se constantemente mediada, e reatado o fio que liga o fenômeno passado à experiência presente da poesia.
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C A experiência estética inicia-se pela compreensão e interpretação do significado de uma obra, e, sobretudo, pela reconstrução da intenção de seu autor.
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D A implicação estética reside no fato de já na recepção primária de uma obra pelo leitor encerrar uma avaliação de seu valor estético, pela comparação com outras obras já lidas. A implicação histórica manifesta-se na possibilidade de, numa cadeia de recepções, a compreensão dos primeiros leitores ter continuidade e enriquecer-se de geração em geração, decidindo, assim, o próprio significado histórico de uma obra e tornando visível sua qualidade estética.