Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Literatura (Pedagogia)

Limpar Busca

O papel fundamental do educador diante dos maus-tratos é amplamente discutido e reconhecido pela literatura científica. Em relação à postura do educador nessas situações, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Ouvir a criança ou o adolescente atentamente, mas não levar a sério tudo o que dizem.
  • B Demonstrar ansiedade e reações extremas para valorizar o que está sendo dito.
  • C Demonstrar para o estudante censura e punição, mas deixá-lo seguro de que você irá ajudar.
  • D Não fazer promessas que não possam ser cumpridas, como, por exemplo, manter segredo sobre uma violência que a criança ou o adolescente revelou. Você deverá dizer que terá de contar a outras pessoas, pois assim estará os protegendo.

De acordo com Jauss (1979), a leitura de obras literárias restringia-se à história da obra em si e do autor, considerando arte, no que tange a seus aspectos estéticos, somente em relação à produção, raramente se explorava o aspecto receptivo e, quase nunca, o comunicativo. Como um dos expoentes da Teoria da Estética da Recepção, que surge no horizonte dos anos 1960, Jauss denuncia a fossilização da história da literatura e propõe uma nova estética para a recepção da arte. Assinale a alternativa que NÃO representa o pensamento de Jauss sobre a obra literária:

  • A Existe uma relação dinâmica entre o autor, a obra e o leitor, da qual é essencial que haja consciência para que se diferencie o ato da recepção e da interpretação por meio de reflexões.
  • B Se a contemplação da literatura for feita na dimensão de sua recepção e de seu efeito, então, a oposição entre seu aspecto estético e seu aspecto histórico vê-se constantemente mediada, e reatado o fio que liga o fenômeno passado à experiência presente da poesia.
  • C A experiência estética inicia-se pela compreensão e interpretação do significado de uma obra, e, sobretudo, pela reconstrução da intenção de seu autor.
  • D A implicação estética reside no fato de já na recepção primária de uma obra pelo leitor encerrar uma avaliação de seu valor estético, pela comparação com outras obras já lidas. A implicação histórica manifesta-se na possibilidade de, numa cadeia de recepções, a compreensão dos primeiros leitores ter continuidade e enriquecer-se de geração em geração, decidindo, assim, o próprio significado histórico de uma obra e tornando visível sua qualidade estética.

Antonio Candido (2012) distingue três funções da literatura e caracteriza cada uma delas. Assinale a alternativa CORRETA, segundo a perspectiva desse crítico da Literatura Brasileira:

  • A função de ludicidade para amenizar a dura realidade vivida; função de formar o gosto do belo e do estético; função de orientação sobre a estrutura da obra para obter maior inteligibilidade sobre a realidade social.
  • B função psicológica, para atender às carências afetivas; função linguística, cuja leitura da obra desenvolve a produção de linguagem do leitor, e função artística, que se relaciona com o Bom, o Belo e o Verdadeiro.
  • C função de ludicidade, que alivia a alma humana do peso da realidade, sem chegar ao escapismo; função ética, que discute indiretamente as condutas do indivíduo por meio da observação da conduta das personagens, e função estética, que explora a forma da obra para contribuir com a compreensão de seus efeitos de sentido.
  • D função psicológica, que satisfaz a necessidade de ficção e fantasia; função formativa de tipo educacional, que forma personalidade: o fiel e o cidadão, e função de conhecimento do mundo e do ser, que filtra, assimila, integra e incorpora elementos da realidade no imaginário, organizando-os e atuando sobre eles.

No Brasil, somente a partir da década de 20, com Monteiro Lobato, é que uma literatura para crianças e jovens com características nacionais começa a existir de fato. Suas obras prenunciariam uma nova tendência na literatura brasileira e a partir dela uma nova compreensão dessa literatura começa a surgir. São obras de Monteiro Lobato, exceto:

  • A O Saci.
  • B O Pó de Pirlimpimpim.
  • C O Pica-Pau Amarelo.
  • D O Meu Pé de Laranja Lima.
  • E A Chave do Tamanho.
Assinale a alternativa que traz a relação correta das obras com os respectivos autores:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • A (1) Monteiro Lobato – (2) Monteiro Lobato – (3) Ruth Rocha.
  • B (1) Ruth Rocha – (2) Monteiro Lobato – (3) Maurício de Sousa.
  • C (1) Maurício de Sousa – (2) Monteiro Lobato – (3) Ruth Rocha.
  • D (3) Maurício de Sousa – (3) Ruth Rocha – (2) Monteiro Lobato.