Questões da Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste - MG) - Pedagogo - IF Sudeste - MG (2017)

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No livro Dimensões de gestão escolar e suas competências, Lück (2009) destaca a existência de áreas e dimensões da gestão escolar que, juntas, tornam possível, como fim último, a formação e o aprendizado de seus alunos. Na obra em questão, a autora apresenta dez dimensões distribuídas em duas grandes áreas: as dimensões de organização e as dimensões de implementação.

LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2009.

Relacione as duas áreas com as dez dimensões apresentadas no livro de Lück e depois assinale a alternativa CORRETA.

A. Dimensões de organização

B. Dimensões de implemenação


( ) Fundamentos e princípios da educação e da gestão escolar

( ) Gestão da cultura escolar

( ) Gestão pedagógica

( ) Monitoramento de processos e avaliação institucional

( ) Gestão do cotidiano escolar

( ) Gestão administrativa

( ) Gestão de pessoas

( ) Gestão democrática e participativa

( ) Planejamento e organização do trabalho escolar

( ) Gestão de resultados educacionais

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A A, A, A, B, B, A, B, B, A, B
  • B A, A, B, B, B, A, B, A, B, A
  • C A, B, B, A, A, B, B, A, B, B
  • D A, B, B, A, B, A, A, B, A, A
  • E A, B, B, A, B, B, B, B, A, A

São inúmeras as pesquisas que demonstram o impacto positivo da formação de professores nos processos educacionais. Assim, o Artigo 59 da LDB – Lei nº 9.394/96 – ressalta a importância de se promover especialização adequada aos professores de classes especiais que atenderão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Quanto a essa formação específica, de acordo com o mencionado artigo, o professor deve:

  • A possuir especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular serem capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
  • B possuir especialização técnica em nível médio para atuar em instituições de ensino de atendimento especializado.
  • C possuir graduação em Pedagogia, Serviço Social ou Psicologia e Pós-graduação em Educação, para atuar em instituições de ensino de atendimento especializado.
  • D possuir, exclusivamente, o ensino médio específico e se capacitar em serviço, de forma continuada, para a integração desses educandos em classes comuns.
  • E possuir qualquer graduação e atuar em instituições de ensino de atendimento especializado, atendendo os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Considerando o planejamento de ensino como construção de ações previstas a partir do cotidiano escolar, analise as proposições abaixo, assinalando V nas que forem verdadeiras e F nas que forem falsas.

( ) O planejamento deve ser flexível, a fim de não engessar a prática docente.

( ) O planejamento deve trabalhar com um aluno ideal, visando à qualidade que se quer alcançar.

( ) O planejamento escolar deve partir da situação atual dos alunos e permanecer nela.

( ) O planejamento prevê o diagnóstico, a execução, a avaliação e a readequação de tudo que foi planejado.

( ) O planejamento visa realizar um trabalho intencional de ensino-aprendizagem.

A sequência CORRETA é:

  • A V,V, F, V, V.
  • B V, F, F, V, V.
  • C V, F, V, V, F.
  • D V, F, F, V, F.
  • E V, V, F, V, F.

Leia a passagem a seguir:

O primeiro passo para a gestão de resultados é definir os indicadores de desempenho, tomados como referência de qualidade de ensino. Esses indicadores são utilizados tanto como referência de desempenho de alunos, individualmente e agregados em grupos diversos, como sexo, nível socioeconômico, grupo étnico, etc., como referência ao desempenho de turmas de alunos, professores, escolas, redes ou sistemas de ensino. O indicador vem a constituir-se no elemento mensurável que permite concluir que ocorreu um determinado resultado.


LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. 2.

ed. Curitiba: Positivo, 2009. p. 58.


É possível, na área educacional, classificarmos alguns indicadores como forma de medir a efetividade da escola. Posto isso, analise as sentenças abaixo e, posteriormente, marque a alternativa CORRETA.

I. Os indicadores de insumo representam os meios pelos quais um projeto escolar é implementado, como o número de pessoas envolvidas nesse projeto.

II. Os indicadores de processo mostram como os insumos foram utilizados para obter os resultados esperados, como a descrição passo a passo das ações que foram operadas.

III. Os indicadores de resultado mostram os resultados obtidos, como as medidas de realização dos objetivos e das metas definidas no projeto escolar.

IV. Os indicadores de impacto mostram os efeitos do projeto escolar, como a utilização de instrumentos, equipamentos e materiais de apoio pedagógico.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A Apenas a afirmativa I está correta.
  • B Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • E As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

Leia o texto a seguir:


[...] valorizando a experiência e a reflexão na experiência [...] Schön propõe uma formação baseada numa epistemologia da prática, ou seja, na valorização da prática profissional como momento de construção de conhecimento por meio de reflexão, análise e problematização dessa prática e a consideração do conhecimento tácito, presente nas soluções que os profissionais encontram em ato.


PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência.

São Paulo: Cortez, 2004. p. 65.


A partir do texto, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A epistemologia da prática é o estudo teórico sobre as práticas didáticas e metodológicas que são usadas de modo refletido pelos docentes.
  • B A formação de professores precisa levar em conta a prática, locus de reflexão, problematização e solução dos desafios e demandas apresentados pela realidade escolar.
  • C A reflexão sobre os problemas escolares deve ser considerada nos programas de formação de professores, a partir das teorias que orientam o trabalho docente.
  • D Buscar exemplos de práticas exitosas é um caminho interessante para servir de modelo aos docentes em seus respectivos processos de formação.
  • E Formar professores pela prática é um exemplo que valoriza a prática docente que, muitas vezes, é realizada de forma irrefletida e inconsciente.