Questões de Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação (Pedagogia)

Limpar Busca

Os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil foram elaborados com base em aspectos fundamentais para a qualidade da instituição de educação infantil, expressos nas seguintes dimensões dessa qualidade:
1. Planejamento institucional. 2. Multiplicidade de experiências e linguagens. 3. Interações. 4. Promoção da saúde. 5. Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é um estudo comparativo internacional, realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que oferece dados sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, associando dados sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem, bem como aos principais fatores que afetam sua aprendizagem nos contextos intraescolar e extraescolar. No ano de 2018, o PISA introduziu o índice SHORTAGE com o intuito de aprofundar o entendimento sobre os fatores que afetam o ensino.
Em relação a esse índice, assinale a afirmativa correta.

  • A Mede a insuficiência de recursos educacionais, como livros didáticos, equipamentos de TI, materiais de biblioteca e de laboratório e resulta do percentual de diretores que avaliaram que a indisponibilidade ou a inadequação dos recursos educacionais de sua escola impedem “muito” e “até certo ponto” o ensino.
  • B Resulta da associação estatística entre o percentual de faltas apontadas pelos professores ao longo do ano letivo em cada escola e o resultado alcançado pelos estudantes participantes do PISA nos componentes de Leitura Matemática e Ciências.
  • C É calculado a partir de uma escala de “carência” de bens materiais e culturais, obtida por meio de dados coletados pelo questionário contextual aplicado aos estudantes participantes da avaliação, produzindo-se então a associação estatística junto aos resultados obtidos em cada componente avaliado.
  • D É calculado a partir da relação entre a falta de professores por componente curricular que integra o PISA nas escolas participantes da avaliação e a proficiência média obtida pela escola em cada componente avaliado.
  • E Mede o impacto do atraso escolar sobre a aprendizagem, considerando o tempo médio de gasto pelos estudantes para a chegada ao final do processo de escolarização e seu desempenho nos componentes curriculares avaliados no PISA.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo INEP em 2007 para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Sobre esse índice, analise as afirmativas a seguir.
I. A proporção de alunos fora da escola e a desigualdade de desempenho são duas dimensões frequentemente apontadas como ausentes no IDEB.
II. O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho no SAEB. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
III. Com o intuito de estabelecer uma distinção ponderada entre os sistemas público e privado de ensino o Governo Federal criou o Índice de Desenvolvimento de Ensino do Sistema Público (IDESP), que segue os mesmos parâmetros do Ideb, mas exclui a rede privada de ensino.
Está correto o que se afirma em:

  • A II e III, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I, e III, apenas.
  • D III, apenas.
  • E II, apenas.

Acerca da metodologia de ensino da língua francesa e de assuntos correlatos, julgue o item. 

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), não é de competência da escola elaborar e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado considerando-se os contextos e as condições de aprendizagem; entretanto, tais registros servem como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos. 

  • Certo
  • Errado

A avaliação __________________ é normalmente realizada no início do ano letivo, para que o educador tenha um panorama geral do nível da turma antes de começar as atividades. Quando aplicada ao longo do ano, ela tem a função de verificar a evolução do aprendizado.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A sugestiva
  • B comparativa
  • C diagnóstica
  • D somativa
  • E formativa