O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é um estudo comparativo internacional, realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que oferece dados sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, associando dados sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem, bem como aos principais fatores que afetam sua aprendizagem nos contextos intraescolar e extraescolar. No ano de 2018, o PISA introduziu o índice SHORTAGE com o intuito de aprofundar o entendimento sobre os fatores que afetam o ensino.
Em relação a esse índice, assinale a afirmativa correta.
-
A Mede a insuficiência de recursos educacionais, como livros didáticos, equipamentos de TI, materiais de biblioteca e de laboratório e resulta do percentual de diretores que avaliaram que a indisponibilidade ou a inadequação dos recursos educacionais de sua escola impedem “muito” e “até certo ponto” o ensino.
-
B Resulta da associação estatística entre o percentual de faltas apontadas pelos professores ao longo do ano letivo em cada escola e o resultado alcançado pelos estudantes participantes do PISA nos componentes de Leitura Matemática e Ciências.
-
C É calculado a partir de uma escala de “carência” de bens materiais e culturais, obtida por meio de dados coletados pelo questionário contextual aplicado aos estudantes participantes da avaliação, produzindo-se então a associação estatística junto aos resultados obtidos em cada componente avaliado.
-
D É calculado a partir da relação entre a falta de professores por componente curricular que integra o PISA nas escolas participantes da avaliação e a proficiência média obtida pela escola em cada componente avaliado.
-
E Mede o impacto do atraso escolar sobre a aprendizagem, considerando o tempo médio de gasto pelos estudantes para a chegada ao final do processo de escolarização e seu desempenho nos componentes curriculares avaliados no PISA.