Questões de Direito Urbanístico do Ministério Público do Estado do Mato Grosso

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O Estudo de Impacto de Vizinhança, de acordo com a Lei n° 10.257/2001,

  • A inexige participação popular.
  • B substitui o Estudo de Impacto Ambiental.
  • C não substitui o Estudo de Impacto Ambiental.
  • D prescinde de lei municipal.
  • E não guarda relação com o princípio da prevenção.

A obrigatoriedade da criação do Plano Diretor previsto no art. 41 da Lei n° 10.257/2001, dentre outros requisitos legais, se coloca para municípios a partir de

  • A 18.000 habitantes.
  • B 10.000 habitantes.
  • C 20.000 habitantes.
  • D 15.000 habitantes.
  • E 8.000 habitantes.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Quanto à competência administrativa e legislativa em matérias que repercutem no direito urbanístico, é correto afirmar:

  • A É de competência privativa da União legislar sobre direito urbanístico.
  • B A instituição de diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos, é da competência dos Estados.
  • C A União possui competência legislativa privativa para instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões constituídas por municípios limítrofes, para o planejamento, a organização e a execução de funções públicas de interesse comum.
  • D O trânsito e o transporte são matérias de competência legislativa privativa da União. No entanto, de forma suplementar, pode a legislação municipal tratar dessas questões, desde que presente o interesse local.
  • E É de competência privativa dos Municípios promover a construção de moradias e melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico.

Em relação à lei Lehmann, assinale a afirmativa correta.

  • A Os proprietários podem fixar limitações urbanísticas distintas daquelas fixadas em lei, mas estas não podem ser mais restritivas.
  • B O proprietário não pode fixar restrições urbanísticas, porque, em atenção ao princípio constitucional da legalidade, apenas lei em sentido formal pode impor condicionamentos aos particulares.
  • C Os proprietários não podem fixar restrições urbanísticas com o poder de atingir terceiros, uma vez que as convenções somente podem valer entre as partes envolvidas.
  • D Os proprietários podem fixar limitações urbanísticas que podem, inclusive, ser superiores e mais restritivas do que as que foram fixadas pela legislação.
  • E As convenções entre particulares apenas podem ser fixadas quando houver lacunas na legislação.

Sobre o direito de preempção regulado no Estatuto da Cidade, é correto afirmar:

  • A Exige que todos os particulares notifiquem previamente o município para que o exerça, uma vez que na hipótese, deve ser considerado o princípio da prevalência do interesse público sobre o particular.
  • B Assegura que o poder público municipal possa proteger imóveis de interesse cultural desde que estes se encontrem localizados na área de abrangência que tenha sido definida em lei, e que tenham sido consideradas as diretrizes fixadas no respectivo plano diretor.
  • C O município poderá exercê-lo perante os particulares visando à criação de parque municipal, desde que tenha origem em declaração de utilidade pública da área, assegurando - lhe o direito à indenização prévia e em dinheiro.
  • D Sujeita os proprietários que possuírem imóveis nas áreas que tenham sido reconhecidas por decreto de interesse público, e assegura que o município, após notificado para exercê - lo, faça - o em até cinco anos.
  • E Condiciona que os proprietários que detenham imóveis nas áreas assim reconhecidas em lei notifiquem previamente o poder público municipal para que o exerça no prazo de cinco anos.