Questões de Direito da Criança e do Adolescente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região - Minas Gerais

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Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Em relação ao direito da criança e adolescente, assinale a resposta correta:

I.O trabalho de adolescentes em ruas e praças, mesmo que seja necessário para a sua subsistência e/ou de sua família, inclusive ampliada, não pode ser permitido, exceto se autorizado pelo Juiz do Trabalho, que analisando a situação, caso a caso, verificará se se trata ou não de uma das hipóteses excludentes da configuração das piores formas de trabalho infantil.

II.O Juiz do Trabalho pode autorizar o trabalho artístico infantil, de forma individual e excepcional, atentando para que os interesses da criança sejam atendidos com prioridade, especialmente os de ordem psicológica, sempre com sopesamento dos interesses familiares, bem como os interesses de emissoras de televisão, empresas cinematográficas, de modo a que a autorização seja a mais efetiva possível para todos.

III.Os Conselhos dos Direitos são órgãos opinativos, deliberativos, controladores e que executam as ações envolvendo os direitos da criança e adolescente, tanto em nível nacional, estadual e municipal, sendo que as diretrizes emanadas pelo Nacional devem ser seguidas obrigatoriamente pelos demais, pelo que não se faz necessário o diálogo entre eles.

IV.São atribuições legais do Conselho Tutelar, órgão especial e especializado, dentre outras, encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa, civil, trabalhista ou penal contra os direitos da criança ou adolescentes, bem como promover e incentivar, na comunidade e nos grupos profissionais, ações de divulgação e treinamento para o reconhecimento de sintomas de maus-tratos e assédios, moral e sexual, em crianças e adolescentes.

V.Não há que se falar em dignidade da infância, mas sim em dignidade humana, portanto a obrigação de reparar eventual dano moral em crianças e adolescentes, quando possível, decorre da responsabilidade civil em geral, inexistindo normativo a sustentar juridicamente o reconhecimento da condição especial de ser humano em processo de formação. 

  • A Se as afirmativas II, IV e V forem falsas e as afirmativas I e III forem verdadeiras.
  • B Se as afirmativas I, II e III forem falsas e as afirmativas IV e V forem verdadeiras.
  • C Se as afirmativas I, III e IV forem falsas e as afirmativas II e V forem verdadeiras.
  • D Se as afirmativas III, IV e V forem falsas e as afirmativas I e II forem verdadeiras.
  • E Se todas afirmativas forem falsas.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.
É correto afirmar no que tange ao Direito da Criança e Adolescente, exceto:
  • A O vínculo sócio-jurídico que advém do contrato de estágio foi regulado para favorecer o aperfeiçoamento e complementação da formação acadêmico-profissional do estudante, não obstante, possa o estagiário reunir, concretamente, todos os cinco pressupostos da relação empregatícia.
  • B No contrato de estágio, o mais importante não é saber se o tomador de serviços está auferindo (ou não) ganhos econômicos com o estágio, mas sim se o estágio está, efetivamente, cumprindo seus objetivos legais de permitir ganhos educacionais e profissionais para o estudante-estagiário.
  • C Relativamente ao término da aprendizagem, o Estatuto da Pessoa com Deficiência introduziu regra de equidade e limitativa à ruptura antecipada e motivada deste contrato de trabalho especial, no que tange ao desempenho insuficiente, inadaptação do aprendiz, bem como por sua condição física e mental.
  • D Ao trabalhador aprendiz é garantido o contrato de trabalho anotado na Carteira de Trabalho, a inscrição e recolhimentos previdenciários pertinentes, além dos direitos trabalhistas clássicos, todavia ostenta regras especiais voltadas a incentivar ao empresariado promove-lo, como por exemplo, recolhimento de FGTS a base de 2%.
  • E O contrato de aprendizagem deve propiciar formação técnico-profissional metódica, assim entendida a atividade que alterna teoria (estudo) e prática, não de forma aleatória, bem como formação que se revele compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do aprendiz.

NÃO se aplica ao adolescente a vedação:

  • A ao trabalho noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte.
  • B ao trabalho penoso.
  • C ao trabalho quando se tratar de portador de deficiência.
  • D ao trabalho perigoso ou insalubre.
  • E ao trabalho realizado em horários que não permitam a frequência à escola.

Em relação ao Conselho Tutelar, pode-se afirmar o seguinte:

  • A O Conselho Tutelar determinará o acolhimento institucional, quando a criança se encontrar em risco por omissão do agente do Estado.
  • B O Conselho Tutelar aplicará medidas socioeducativas que correspondam à execução de decisões por ele tomadas, com vistas à proteção integral e prioritária da criança.
  • C Em cada Município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 6 membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha.
  • D O Conselho Tutelar representará ao Ministério Público para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural.
  • E O Conselho Tutelar, como órgão jurisdicional permanente e autônomo, poderá, em razão deste poder, requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, previdência, trabalho e segurança.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios:

  • A Garantia de acesso e freqüência obrigatória ao ensino regular; atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente e inclusão digital
  • B Garantia de acesso e freqüência obrigatória ao ensino regular; integral desenvolvimento da cidadania e horário especial para o exercício das atividades
  • C Garantia de acesso e freqüência obrigatória ao ensino regular; atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente e horário especial para o exercício das atividades
  • D Atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente, inclusão digital e horário especial para o exercício das atividades
  • E Desempenho escolar, compatibilidade funcional e proteção integral