Questões de Atendimento Publicitário - Competências e Funções do Profissional de Atendimento (Publicidade e Propaganda)

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Uma agência de publicidade e propaganda funciona sobre quatro pilares fundamentais: o atendimento, o planejamento, a mídia e a criação. A respeito do relacionamento da área de criação com os demais departamentos, podemos afirmar que:

I. Criação e mídia caminham juntas, não dá para criar sem considerar o meio em que a mensagem será veiculada.

II. Atendimento e criação vivem eternamente uma disputa, cada qual querendo fazer prevalecer seus pontos de vista sobre o melhor direcionamento para o trabalho publicitário.

III. A responsabilidade final sobre a qualidade da produção gráfica, eletrônica ou digital das peças publicitárias é da área da criação.

IV. A turma de criação deve ficar isolada dos planejadores que vão elaborar o planejamento de comunicação para determinada campanha, para não os influenciar antecipadamente com suas ideias preconcebidas.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
  • A I e III apenas.
  • B II, III e IV apenas
  • C I apenas.
  • D III e IV apenas.
  • E Todas estão corretas.
Para Ambrose e Harris (2011), o processo de design consiste em transformar um briefing ou solicitação do cliente em um produto acabado ou em uma solução de design. Para isso, a adoção de um método é fundamental, pois permite o controle do processo criativo e seu direcionamento para a solução prática e viável dos problemas de comunicação, atendendo ou até mesmo excedendo os objetivos estabelecidos pelo briefing.

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design!Thinking. Porto!Alegre:Bookman,2011.

Com base no texto, avalie as asserções a seguir.

I. O briefing é um documento-chave que conduz o processo e não pode ser modificado, nem questionado durante o processo de criação.

II. A redação do briefing conta com a participação do cliente e do atendimento, que nele apresentam, dentre outras informações o problema a ser resolvido.

III. Os itens que costumam ser abordados em um briefing são a descrição do produto/serviço, o mercado e público-alvo, que devem ser redigidos de forma objetiva e breve.

É correto o que se afirma em
  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I,II e III.
O executivo de contas da agência CPB, Matheus Laurino, publicou na coluna de opinião da Meio&Mensagem um texto com o seguinte título: "O atendimento vai salvar a publicidade". Observe o seguinte trecho do texto escrito pelo publicitário:

Existe uma máxima que geralmente é passada para quem se inicia no atendimento, que é a de que "um bom profissional de atendimento deve ser um pouco de cada área da agência". Esta afirmação já está ultrapassada há tempos. O profissional de atendimento deve saber tudo sobre todas as áreas da agência. Só assim ele tem o poder de argumentação necessário com cada área e não fica refém de nenhuma delas. Não vou nem falar sobre ele ser o guardião dos processos e de também entender cada detalhe do mercado de seu cliente e concorrentes.

Fonte: Meio&Mensagem (2019). Disponível em: < https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2019/02/26/o-atendimento-vai-salvar-a-publicidade.html>. Acesso: 15 set. 2020.

A respeito do profissional de Atendimento, o que Laurino pretendeu dizer com esta afirmação?

I - É responsabilidade do Atendimento a captação, bem como a atenção e o desenvolvimento de todo o negócio do cliente, isto é, o profissional deve não só se relacionar com todos os steakholders, mas também planejar e executar todos os jobs dentro de uma agência.

II - Por estar ciente de tudo o que se passa na agência, cabe ao profissional de Atendimento resolver os conflitos internos e fazer a mediação entre todas as áreas da agência, transmitindo informações de setor para setor.

III - É responsabilidade do profissional de Atendimento conhecer toda a equipe de trabalho, exercendo constantemente a capacidade de comunicação. Também deve ter conhecimento profundo de comunicação e marketing, se mantendo atendo às mudanças sociais, econômicas e comportamentais do mercado dos clientes.

É correto o que se afirma em:
  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.
Um tradicional anunciante brasileiro resolveu lançar um novo produto, por meio de uma grande campanha publicitária. Chamou sua agência de publicidade e fez com ela uma reunião de briefing. Nesta reunião, forneceu uma série de informações para o desenvolvimento da campanha de lançamento. As informações que, necessariamente, devem fazer parte de um briefing são
  • A artes-finais, share of mind e objetivos de marketing.
  • B layouts, preço de venda e canais de distribuição.
  • C market share, pesquisas realizadas e públicos-alvo.
  • D verba publicitária, broadsides e concorrência.
  • E participação de mercado, descrição do produto e composição CYMK.
O processo de segmentação de mercado identifica grupos de consumidores que se assemelham de uma ou mais maneiras e cria, então, estratégias de marketing que exercem seu apelo a um ou mais grupos. A demografia compreende estatísticas que medem aspectos observáveis de uma população, tais como taxa de natalidade, distribuição de idade e renda.
Sobre as dimensões demográficas da segmentação, dentro dos estudos de comportamento do consumidor, analise as afirmativas seguintes:
I - Consumidores de diferentes grupos obviamente têm necessidades e desejos muito diferentes.
II - Muitos produtos de fragrâncias a calçados são direcionados para homens ou para mulheres.
III - A adaptação geográfica de produtos de acordo com a cultura, os hábitos e os gostos das pessoas de diferentes regiões de um país não deve ser levado em consideração na segmentação pois são parâmetros subjetivos.
É correto o que se afirma em:
  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D III, apenas.
  • E II, apenas.