Questões de A Criação Publicitária dentro do Mercado de Publicidade e Propaganda - A Estrutura das Agência (Publicidade e Propaganda)

Limpar Busca

O processo criativo é a base da estruturação de boas ideias para um projeto. Times e profissionais devem guiar-se por etapas que permitem os estudos da situação para, então, chegarem à solução do problema, ou seja, o desenvolvimento da campanha ou da ação. Assinale a alternativa que apresenta o nome da primeira fase desse processo.

  • A avaliação
  • B preparação
  • C incubação
  • D iluminação
  • E elaboração

A publicidade e a propaganda são áreas da comunicação nas quais o Brasil é reconhecido mundialmente como um competente produtor de seus serviços relacionados. Apesar de os profissionais da área usarem como sinônimos as palavras publicidade e propaganda, elas remetem a conceitos academicamente diferentes. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta o nome do termo que corresponde a ações que geram influência ideológica.

  • A propaganda
  • B publicidade
  • C marketing
  • D comunicação integrada
  • E comunicação mercadológica

Assinale a alternativa que apresenta o nome da técnica utilizada nas agências de publicidade para ajudar os criativos a criar ideias, em uma reunião que tenha um ambiente favorável à livre exposição de pensamentos e ideias, sem julgamentos.

  • A descontinuidade
  • B mapa mental
  • C comparações metafóricas
  • D brainstorming
  • E inversão de hipóteses
Uma agência de publicidade e propaganda funciona sobre quatro pilares fundamentais: o atendimento, o planejamento, a mídia e a criação. A respeito do relacionamento da área de criação com os demais departamentos, podemos afirmar que:

I. Criação e mídia caminham juntas, não dá para criar sem considerar o meio em que a mensagem será veiculada.

II. Atendimento e criação vivem eternamente uma disputa, cada qual querendo fazer prevalecer seus pontos de vista sobre o melhor direcionamento para o trabalho publicitário.

III. A responsabilidade final sobre a qualidade da produção gráfica, eletrônica ou digital das peças publicitárias é da área da criação.

IV. A turma de criação deve ficar isolada dos planejadores que vão elaborar o planejamento de comunicação para determinada campanha, para não os influenciar antecipadamente com suas ideias preconcebidas.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
  • A I e III apenas.
  • B II, III e IV apenas
  • C I apenas.
  • D III e IV apenas.
  • E Todas estão corretas.
Para Ambrose e Harris (2011), o processo de design consiste em transformar um briefing ou solicitação do cliente em um produto acabado ou em uma solução de design. Para isso, a adoção de um método é fundamental, pois permite o controle do processo criativo e seu direcionamento para a solução prática e viável dos problemas de comunicação, atendendo ou até mesmo excedendo os objetivos estabelecidos pelo briefing.

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design!Thinking. Porto!Alegre:Bookman,2011.

Com base no texto, avalie as asserções a seguir.

I. O briefing é um documento-chave que conduz o processo e não pode ser modificado, nem questionado durante o processo de criação.

II. A redação do briefing conta com a participação do cliente e do atendimento, que nele apresentam, dentre outras informações o problema a ser resolvido.

III. Os itens que costumam ser abordados em um briefing são a descrição do produto/serviço, o mercado e público-alvo, que devem ser redigidos de forma objetiva e breve.

É correto o que se afirma em
  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I,II e III.