Questões de Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem (Pedagogia)

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O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) vem sendo realizado desde 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada.
Sobre esse exame, analise as afirmativas a seguir.
( ) O Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação. Para os níveis fundamental e médio as provas objetivas avaliam as áreas de conhecimento de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia.
( ) O Exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior, e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.
( ) O participante pode escolher, no sistema, em quais áreas de conhecimento deseja se inscrever para o Encceja e selecionar aquelas nas quais ainda não tenha obtido nota mínima em edições anteriores do exame.
( ) O participante que não comparecer para a realização das provas deverá justificar sua ausência, a qual deverá ser realizada em sistema próprio, mediante a inserção de documentação comprobatória. Caso o participante não justifique a sua ausência, deverá ressarcir ao Inep o valor a ser divulgado no ano seguinte, mediante GRU Cobrança.
Está correto o que se afirma em

  • A I e II, apenas.
  • B II, III e IV, apenas.
  • C I, II, III e IV.
  • D II e III, apenas.
  • E I, III e IV, apenas.

Acerca da metodologia de ensino da língua francesa e de assuntos correlatos, julgue o item. 

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), não é de competência da escola elaborar e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado considerando-se os contextos e as condições de aprendizagem; entretanto, tais registros servem como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos. 

  • Certo
  • Errado

A avaliação na Educação Infantil é sempre uma discussão difícil e envolve, além de concepções distintas, considerar a singularidade de toda criança. Assim, “a avaliação deve servir basicamente para intervir, modificar e melhorar a nossa prática, a evolução e a aprendizagem dos alunos” (BASSEDAS; HUGUET; SOLÉ, 1999, p. 174). Segundo Neves, Oliveira e Santos (2017), para além das discordâncias sobre os instrumentos de acompanhamento individual, o que se espera, portanto, é uma avaliação que contemple:

  • A um instrumento unificado, com o propósito de avaliar individualmente as crianças, em cinco domínios: (1) comunicação, (2) coordenação motora ampla, (3) coordenação motora fina, (4) resolução de problemas e (5) pessoal/social.
  • B as condições de oferta da educação infantil em escolas públicas e o processo de desenvolvimento das ações pedagógicas, redirecionamentos de trajetórias, subsídios para decisões e formulações de políticas e planos.
  • C a classificação das crianças, em três níveis, associados às seguintes indicações: necessidade de uma avaliação em profundidade, recomendação de monitoramento e estímulos adicionais ou registro de que o desenvolvimento está dentro do esperado/programado.
  • D ao final de um percurso, um o aluno que demonstre que aprendeu uma quantidade considerada necessária de conhecimento a ser demonstrada em atitudes, comportamentos e habilidades na Educação Infantil.

A temática avaliação da aprendizagem remete a ideologia de realização de provas e inserção de notas. Contudo, esses aspectos não são os únicos indicativos do desempenho educativo, pois, a avaliação em si, abarca todo o processo de aprendizagem de modo integral. Diante desse cenário, marque a alternativa que expressa de modo correto a avaliação e sua finalidade dentro do ambiente educativo:

  • A A avaliação diagnóstica permite com que o estudante reflita e descreva as dificuldades encontradas em assuntos específicos.
  • B A avaliação somativa oferece ao docente a oportunidade de aperfeiçoar sua didática visando atender as demandas educativas da turma.
  • C A autoavaliação permite com que os educadores consigam detectar e verificar se os conteúdos transmitidos durante a ministração das aulas estão atingindo os objetivos preestabelecidos.
  • D A avaliação ipsativa expõe a performance de cada estudante em relação ao desempenho obtido no passado.
Consta na Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que a avaliação no ambiente educacional compreende 3 (três) dimensões básicas, sendo elas:
  • A Avaliação da aprendizagem; Avaliação institucional interna e externa e Avaliação de redes de Educação Plena.
  • B Avaliação da aprendizagem; Avaliação institucional interna e externa e Avaliação de redes de Educação Básica.
  • C Avaliação da estrutura escolar dos municípios; Avaliação institucional interna e externa e Avaliação de redes de Educação Plena.
  • D Avaliação da estrutura escolar dos municípios; Avaliação institucional nacional e internacional e Avaliação de redes de Educação Básica.
  • E Avaliação da Aprendizagem; Avaliação institucional nacional e internacional e Avaliação de redes de Educação Básica.