Questões de Marketing em Conhecimentos Bancários (Conhecimentos Bancários)

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Um banco decidiu criar um departamento on-line específico para atender a clientes pessoa física com grandes volumes de investimento. Esse departamento foi nomeado Agência VIP. A estratégia de atração de novos clientes envolveu o lançamento de uma campanha publicitária, que apresentava a seguinte mensagem: “Focado nos melhores negócios, o Banco Z criou as agências VIP. Somente para 100 clientes.” A ideia, claramente, era gerar a sensação de perda para aqueles que não se tornassem clientes da Agência VIP e, nesse caso, utilizar o gatilho mental da

  • A Urgência
  • B Surpresa
  • C Escassez
  • D Ancoragem
  • E Prova Social

Os diretores de um banco procuraram influenciadores digitais para lhes apresentar os fundos de investimento do banco. Eles sabem que os influenciadores digitais divulgam informalmente produtos bancários e oferecem conselhos ou informações sobre investimentos financeiros, dizendo, por exemplo, quais, dentre as diversas opções de aplicações financeiras, são as melhores para o tipo de audiência que o acompanha. Os influenciadores digitais, portanto, funcionam como

  • A fontes de intervenção
  • B grupo de afinidade
  • C referências primárias
  • D líderes de opinião
  • E grupo de dissociação

O profissionalismo em vendas e atendimento implica uma série de procedimentos por parte do bancário, entre os quais a

  • A aprendizagem e a qualificação constantes
  • B cobrança por privilégios no trabalho
  • C exigência de maior remuneração
  • D potencialidade do seu ego
  • E prioridade a seus interesses pessoais

KO é gerente Júnior de um banco e atua no contato direto com os clientes que têm pouca experiência na atividade de investimentos financeiros. Buscando promoção no quadro interno da instituição financeira, o gerente realiza vários cursos de atualização, inclusive de educação financeira. Munido desses conhecimentos, ele contata os correntistas sob sua responsabilidade e oferece indicações sobre como investir. Os clientes compõem diversos segmentos econômicos, e alguns não possuem renda para propiciar saldos destinados a investimentos no momento em que são contatados. O supervisor de KO identifica essa situação e o adverte da perda de tempo com clientes que não gerariam lucros imediatos ao banco.
Nos termos da Resolução n° 4.539, de 24 de novembro de 2016, verifica-se que a instituição financeira

  • A deve privilegiar os clientes que gerem recursos imediatos.
  • B deve apresentar a todos os clientes os produtos financeiros disponíveis.
  • C deve preocupar-se com a formação de clientela futura.
  • D pode criar segmentos especiais para atendimento privilegiado e secreto.
  • E pode discriminar seus clientes livremente, analisando sua renda como dado essencial para produzir lucro.

Sr. X precisava planejar a comercialização de um serviço para um cliente exigente, que demanda a personalização e o serviço de alto contato.
Para isso, ele planejou em sua estratégia comercial

  • A reduzir a variação nas operações e na entrega do serviço.
  • B garantir a intangibilidade do processo do serviço.
  • C encorajar o cliente a realizar operações por internet ou caixa automático.
  • D introduzir sofisticada rede de canais de distribuição eletrônicos.
  • E interagir pessoalmente com o cliente ao longo da prestação do serviço.