Questões de O Meio Impresso - Composição Visual (Publicidade e Propaganda)

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Os sistemas CMYK e RGB são compostos, respectivamente, pelas seguintes cores em português:

  • A Azul, roxo, amarelo e preto; rútilo, goiaba e branco.
  • B Celeste, magenta, carmim e preto; vermelho, verde e amarelo.
  • C Ciano, magenta, amarelo e preto; vermelho, verde e azul.
  • D Ciano, magenta, amarelo e preto; vermelho, verde e preto.
  • E Cinza, marfim, amarelo e preto; rosa, verde claro e celeste.
"Com referência às áreas publicitárias e de promoção de vendas, vários fatores se conjugam para determinar a cor exata que será a portadora da expressividade mais conveniente a cada tipo específico de mensagem para um produto a ser consumido ou serviço a ser utilizado. Na realidade, a especificidade daquilo que será anunciado tem íntima conexão com a cor empregada, quer seja para transmitir a sensação de realidade, quer seja para causar impacto ou realçar um diferencial".

(FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Blucher, 2011.)

Acerca do tema tratado nesse fragmento de texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A proposição publicitária de um produto só poderá dar ênfase a uma determinada cor ao se decidir a categoria social e a faixa etária, especialmente, do público consumidor potencial.

PORQUE

II. Inúmeros estudos sobre a percepção revelam que as cores possuem grande carga emocional e oferecem significados específicos para cada tipo público, como, por exemplo, a cor vermelha, que é apreciada por crianças de 0 a 10 anos, pois é a idade da espontaneidade e da efervescência.

A respeito dessa asserção, assinale a opção correta.
  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.

A comunicação visual é tão dinâmica quanto a sociedade que a utiliza e deve observar os fatos através de vários pontos de vista, a fim de ter em mãos os instrumentos necessários para encontrar o meio mais eficaz de transmitir uma mensagem. A escolha de elementos gráficos específicos e sua disposição no “discurso” visual, ou sintaxe visual, depende da aquisição de um vocabulário próprio, analogamente ao processo de aprendizagem da linguagem falada.

Adaptado de PANIZZA, J. F. Metodologia e processo criativo em projetos de comunicação visual. Dissertação de mestrado. São Paulo, USP, 2004

Como destaca Panizza, a comunicação visual depende de uma linguagem visual e de uma sintaxe coerente com seu contexto sociocultural.

Nesse sentido, a formação do publicitário deve possibilitar o desenvolvimento das seguintes habilidades:

  • A domínio técnico, ferramentas atualizadas e apropriação de modelo visual
  • B sensibilidade pictórica, cânones próprios e portfólio com diversidade visual
  • C pensamento visual, repertório plural e compreensão das características dos públicos
  • D estratégia visual, experiência em marketing e letramento em pesquisas de mercado