Questões de Estética da Comunicação (Publicidade e Propaganda)

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Os sistemas CMYK e RGB são compostos, respectivamente, pelas seguintes cores em português:

  • A Azul, roxo, amarelo e preto; rútilo, goiaba e branco.
  • B Celeste, magenta, carmim e preto; vermelho, verde e amarelo.
  • C Ciano, magenta, amarelo e preto; vermelho, verde e azul.
  • D Ciano, magenta, amarelo e preto; vermelho, verde e preto.
  • E Cinza, marfim, amarelo e preto; rosa, verde claro e celeste.

A publicidade e a propaganda são áreas da comunicação nas quais o Brasil é reconhecido mundialmente como um competente produtor de seus serviços relacionados. Apesar de os profissionais da área usarem como sinônimos as palavras publicidade e propaganda, elas remetem a conceitos academicamente diferentes. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta o nome do termo que corresponde a ações que geram influência ideológica.

  • A propaganda
  • B publicidade
  • C marketing
  • D comunicação integrada
  • E comunicação mercadológica
A linha é um elemento visual formado mediante uma cadeia de pontos tão próximos que se torna impossível distingui-los. A linha possui, por sua própria natureza, uma enorme energia. Apesar de sua flexibilidade e liberdade, ela nunca é estática. A decisão do diretor de arte sobre a forma da linha a ser utilizada em uma campanha responde à expressão de uma intenção. Nesse sentido, analise as proposições a seguir, sobre as intenções extraídas pelas formas da linha.

I- As linhas verticais atraem os olhares dos leitores para o alto, induzindo-os a uma sensação de extensão.

II- Além de proporcionarem uma sensação de movimento, as linhas curvas geram também a sensação de instabilidade e de graciosidade.

III- As linhas mais finas induzem a uma sensação de resolução e indiferença à delicadeza e à fragilidade que poderiam lhe imputar.
  • A III, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E Todas as proposições estão corretas.
Trata-se de uma burgueria temática, inspirada nas ilustrações e no estilo de vida dos Estados Unidos dos anos 50. Com uma decoração rica em detalhes da época, o ambiente valoriza as cores vibrantes, tem o clássico piso xadrez e o clima nostálgico, ofertando ao consumidor a proposta de uma experiência de consumo temática. Sua atmosfera faz um convite para uma viagem no tempo e no espaço, onde é possível degustar saborosos burguers ao som de músicas da época, além de apresentar a figura da pin-up como o símbolo que marca a atmosfera de serviços, com um cardápio que se alinha às antigas casas de hambúrgueres norte-americanas. (KUMA; KARANDE, 2000; TURLEY; MILLIMAN, 2000). AGUIAR, Edvan Cruz; FARIAS, Salomão Alencar de. Estímulos sensoriais e seus significados para o consumidor: investigando uma atmosfera de serviço centrado na experiência. Revista Brasileira de Marketing ¿ ReMark Vol. 13, N. 5. Julho/Setembro. 2014

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A concepção de experiência assume papel de destaque quando se trata de entender o comportamento de consumo, principalmente ao se investigar aspectos hedônicos inerentes a esse fenômeno e presentes na contemporaneidade. Alguns estudos reconhecem importantes elementos experienciais do consumo, como: hedonismo, simbolismo, natureza e estética.

PORQUE

II - Considera-se que o ponto de venda em si é capaz de proporcionar uma ambiência que influencia a tomada de decisão do consumidor, por meio da utilização dos elementos sensoriais que compõem a atmosfera de loja. As cores e a iluminação, especificamente, correspondem aos estímulos sensoriais frequentemente utilizados pelos profissionais de marketing para comunicar significados através do canal visual.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.
Muitos movimentos das artes plásticas influenciaram a estética da publicidade. O movimento artístico do qual se pode dizer que sofre influência da publicidade é o da Pop Art, especialmente porque um dos seus principais expoentes também exercia a profissão de publicitário.

Esse artista era:
  • A Roy Lichtenstein.
  • B Edward Hopper.
  • C Lawrence Alloway.
  • D Norman Rockwell.
  • E Andy Warhol.