Em navios que possuam a bordo tanques contendo líquido em condições incompletas, cujo espaço interno não esteja completamente cheio, será possível notar, a partir de um simples adernamento desse navio, um movimento natural desse líquido dentro do tanque em busca de uma nova posição e ocupação desse espaço. Quando o navio está adernando, a superfície do líquido tende a procurar a horizontal, mas, em relação às anteparas do tanque, ela muda de posição, ocasionando, assim, o surgimento de uma superfície livre. Sendo assim, assinale opção correta.
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A A superfície livre provoca a diminuição da cota do centro de gravidade.
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B Havendo deslocamento de peso, o centro de gravidade "G" se mantém constante.
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C 0 efeito de superfície livre sobre a estabilidade é proporcional à diminuição da cota do centro de gravidade que passará, nessas condições, da posição "GH para a posição "Gv"{centro de gravidade relativa).
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D Em situações de superfície livre, o momento de inércia sempre se manterá constante, havendo apenas variações do centro de gravidade do compartimento.
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E Quando existir mais de um compartimento com superfície livre, o GGv {ascensão do centro de gravidade devido à superfície livre dos líquidos) total será o somatório de todos eles. Essa elevação virtual do centro de gravidade devido à superfície livre de líquidos é conhecida como correção para superficie livre.
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às Delegacias ou Agências das Capitanias dos Portos.
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aos Comandos de Distritos Navais.
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à Diretoria de Hidrografia e Navegação.
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Quando gira, o hélice põe em movimento a porção de água em que está imerso, originando uma corrente de sucção, que é lançada axialmente para trás, através das pás.
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Na marcha AV, a corrente de sucção não tem efeito no governo do navio, pois é paralela ao eixo.
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Na marcha AV, a corrente de sucção é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a levar a popa para um bordo, se ele está a meio.
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Na marcha AV, a corrente de descarga é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a diminuir o efeito do leme, se ele tem qualquer ângulo.
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Na marcha AV, em geral, estando o leme a meio, a popa tende a cair para BE, principalmente quando o navio está em lastro.
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não é considerada um método de navegação.
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sempre considera os efeitos da corrente sobre o movimento do navio.
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nunca deve ser utilizada, devido à imprecisão.
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inclui o "sentimento” sobre o movimento real do navio, diante dos meios em que se desloca.
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a plotagem estimada pode ser ajustável a uma única linha de posição.
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em qualquer canal DSC, se o navio possuir uma instalação rádio com VHF.
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nas frequências de segurança e socorro DSC 2182,5 KHz e 85414,5 KHz, se possuir uma instalação rádio em M F .
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para avisos de socorro por satélite de terra para bordo, se o navio for dotado de uma estação DSC terrena de navios.
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no canal 10 UHF, quando exequível, mantida no local onde o navio é normalmente manobrado.
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na frequência de socorro e segurança DSC 2187,5 KHz, se o navio possuir uma instalação rádio em M F .
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às Delegacias ou Agências das Capitanias dos Portos.
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aos Comandos de Distritos Navais.
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à Diretoria de Hidrografia e Navegação.
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Quando gira, o hélice põe em movimento a porção de água em que está imerso, originando uma corrente de sucção, que é lançada axialmente para trás, através das pás.
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Na marcha AV, a corrente de sucção não tem efeito no governo do navio, pois é paralela ao eixo.
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Na marcha AV, a corrente de sucção é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a levar a popa para um bordo, se ele está a meio.
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Na marcha AV, a corrente de descarga é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a diminuir o efeito do leme, se ele tem qualquer ângulo.
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Na marcha AV, em geral, estando o leme a meio, a popa tende a cair para BE, principalmente quando o navio está em lastro.
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não é considerada um método de navegação.
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sempre considera os efeitos da corrente sobre o movimento do navio.
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nunca deve ser utilizada, devido à imprecisão.
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inclui o "sentimento” sobre o movimento real do navio, diante dos meios em que se desloca.
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a plotagem estimada pode ser ajustável a uma única linha de posição.
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em qualquer canal DSC, se o navio possuir uma instalação rádio com VHF.
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nas frequências de segurança e socorro DSC 2182,5 KHz e 85414,5 KHz, se possuir uma instalação rádio em M F .
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para avisos de socorro por satélite de terra para bordo, se o navio for dotado de uma estação DSC terrena de navios.
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no canal 10 UHF, quando exequível, mantida no local onde o navio é normalmente manobrado.
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na frequência de socorro e segurança DSC 2187,5 KHz, se o navio possuir uma instalação rádio em M F .
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às Delegacias ou Agências das Capitanias dos Portos.
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aos Comandos de Distritos Navais.
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à Diretoria de Hidrografia e Navegação.
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Quando gira, o hélice põe em movimento a porção de água em que está imerso, originando uma corrente de sucção, que é lançada axialmente para trás, através das pás.
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Na marcha AV, a corrente de sucção não tem efeito no governo do navio, pois é paralela ao eixo.
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Na marcha AV, a corrente de sucção é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a levar a popa para um bordo, se ele está a meio.
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Na marcha AV, a corrente de descarga é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a diminuir o efeito do leme, se ele tem qualquer ângulo.
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Na marcha AV, em geral, estando o leme a meio, a popa tende a cair para BE, principalmente quando o navio está em lastro.
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não é considerada um método de navegação.
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sempre considera os efeitos da corrente sobre o movimento do navio.
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nunca deve ser utilizada, devido à imprecisão.
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inclui o "sentimento” sobre o movimento real do navio, diante dos meios em que se desloca.
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a plotagem estimada pode ser ajustável a uma única linha de posição.
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em qualquer canal DSC, se o navio possuir uma instalação rádio com VHF.
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nas frequências de segurança e socorro DSC 2182,5 KHz e 85414,5 KHz, se possuir uma instalação rádio em M F .
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para avisos de socorro por satélite de terra para bordo, se o navio for dotado de uma estação DSC terrena de navios.
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no canal 10 UHF, quando exequível, mantida no local onde o navio é normalmente manobrado.
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na frequência de socorro e segurança DSC 2187,5 KHz, se o navio possuir uma instalação rádio em M F .
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às Delegacias ou Agências das Capitanias dos Portos.
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aos Comandos de Distritos Navais.
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à Diretoria de Hidrografia e Navegação.
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Quando gira, o hélice põe em movimento a porção de água em que está imerso, originando uma corrente de sucção, que é lançada axialmente para trás, através das pás.
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Na marcha AV, a corrente de sucção não tem efeito no governo do navio, pois é paralela ao eixo.
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Na marcha AV, a corrente de sucção é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a levar a popa para um bordo, se ele está a meio.
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Na marcha AV, a corrente de descarga é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a diminuir o efeito do leme, se ele tem qualquer ângulo.
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Na marcha AV, em geral, estando o leme a meio, a popa tende a cair para BE, principalmente quando o navio está em lastro.
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não é considerada um método de navegação.
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sempre considera os efeitos da corrente sobre o movimento do navio.
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nunca deve ser utilizada, devido à imprecisão.
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inclui o "sentimento” sobre o movimento real do navio, diante dos meios em que se desloca.
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a plotagem estimada pode ser ajustável a uma única linha de posição.
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em qualquer canal DSC, se o navio possuir uma instalação rádio com VHF.
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nas frequências de segurança e socorro DSC 2182,5 KHz e 85414,5 KHz, se possuir uma instalação rádio em M F .
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para avisos de socorro por satélite de terra para bordo, se o navio for dotado de uma estação DSC terrena de navios.
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no canal 10 UHF, quando exequível, mantida no local onde o navio é normalmente manobrado.
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na frequência de socorro e segurança DSC 2187,5 KHz, se o navio possuir uma instalação rádio em M F .
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às Delegacias ou Agências das Capitanias dos Portos.
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aos Comandos de Distritos Navais.
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à Diretoria de Hidrografia e Navegação.
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Quando gira, o hélice põe em movimento a porção de água em que está imerso, originando uma corrente de sucção, que é lançada axialmente para trás, através das pás.
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Na marcha AV, a corrente de sucção não tem efeito no governo do navio, pois é paralela ao eixo.
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Na marcha AV, a corrente de sucção é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a levar a popa para um bordo, se ele está a meio.
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Na marcha AV, a corrente de descarga é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a diminuir o efeito do leme, se ele tem qualquer ângulo.
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Na marcha AV, em geral, estando o leme a meio, a popa tende a cair para BE, principalmente quando o navio está em lastro.
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não é considerada um método de navegação.
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sempre considera os efeitos da corrente sobre o movimento do navio.
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nunca deve ser utilizada, devido à imprecisão.
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inclui o "sentimento” sobre o movimento real do navio, diante dos meios em que se desloca.
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a plotagem estimada pode ser ajustável a uma única linha de posição.
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nas frequências de segurança e socorro DSC 2182,5 KHz e 85414,5 KHz, se possuir uma instalação rádio em M F .
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no canal 10 UHF, quando exequível, mantida no local onde o navio é normalmente manobrado.
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na frequência de socorro e segurança DSC 2187,5 KHz, se o navio possuir uma instalação rádio em M F .
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às Delegacias ou Agências das Capitanias dos Portos.
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aos Comandos de Distritos Navais.
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à Diretoria de Hidrografia e Navegação.
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Quando gira, o hélice põe em movimento a porção de água em que está imerso, originando uma corrente de sucção, que é lançada axialmente para trás, através das pás.
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Na marcha AV, a corrente de sucção não tem efeito no governo do navio, pois é paralela ao eixo.
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Na marcha AV, a corrente de sucção é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a levar a popa para um bordo, se ele está a meio.
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Na marcha AV, a corrente de descarga é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a diminuir o efeito do leme, se ele tem qualquer ângulo.
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Na marcha AV, em geral, estando o leme a meio, a popa tende a cair para BE, principalmente quando o navio está em lastro.
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não é considerada um método de navegação.
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sempre considera os efeitos da corrente sobre o movimento do navio.
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nunca deve ser utilizada, devido à imprecisão.
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inclui o "sentimento” sobre o movimento real do navio, diante dos meios em que se desloca.
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a plotagem estimada pode ser ajustável a uma única linha de posição.
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em qualquer canal DSC, se o navio possuir uma instalação rádio com VHF.
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nas frequências de segurança e socorro DSC 2182,5 KHz e 85414,5 KHz, se possuir uma instalação rádio em M F .
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para avisos de socorro por satélite de terra para bordo, se o navio for dotado de uma estação DSC terrena de navios.
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no canal 10 UHF, quando exequível, mantida no local onde o navio é normalmente manobrado.
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na frequência de socorro e segurança DSC 2187,5 KHz, se o navio possuir uma instalação rádio em M F .