Questões da Prova da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Administrador - PR-4 UFRJ (2016)

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O texto adiante é reprodução do parágrafo inicial do artigo “Questões pendentes na configuração da política social: uma síntese”, da Professora Laura Tavares Soares, aposentada e ex-Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leia-o com atenção e responda à questão proposta a seguir. Para superarmos as marcas da desigualdade estrutural bem como as consequências da ‘modernização excludente’ provocada por políticas neoliberais, além da implementação das inevitáveis medidas de curto prazo no enfrentamento da miséria extrema, temos também a obrigação de pensar alguma perspectiva de futuro que comece a ser construída no presente. Nessa perspectiva, mais do que nunca, torna-se imperativo uma verdadeira POLÍTICA SOCIAL que deixe de ser residual e que represente, ela mesma, uma alternativa real de desenvolvimento que incorpore nos circuitos de cidadania aqueles que nem tão cedo terão condições de incorporar-se pelo ‘mercado’. Séries Caderno FLACSO nº 10. Rio de Janeiro, abril de 2014. São diversos os recursos do idioma para o estabelecimento da coesão textual. Um deles é o da substituição de palavras ou expressões por termos equivalentes. Assim podemos afirmar que o termo provocada, em destaque no texto, refere-se, imediatamente, à(s):

  • A marcas da desigualdade estrutural.
  • B políticas neoliberais.
  • C modernização excludente.
  • D desigualdade estrutural.
  • E consequências da modernização excludente.

Em relação ao verso “Se é você que tá nessa prisão”, é correto afirmar que a palavra em destaque é acentuada conforme a mesma regra adotada para acentuar a palavra:

  • A dê.
  • B condomínio.
  • C vídeo.
  • D também.
  • E dúvida.

De acordo com a Lei nº 8.112/90, os servidores públicos federais, nomeados para cargos de provimento efetivo, ficarão sujeitos ao estágio probatório. A avaliação para o desempenho no cargo, realizada durante este período de estágio probatório, levará em consideração os seguintes fatores:

  • A assiduidade, pontualidade, disciplina, capacidade de iniciativa e produtividade.
  • B assiduidade, pontualidade, disciplina, produtividade e eficiência.
  • C assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.
  • D assiduidade, disciplina, produtividade, eficiência e responsabilidade.
  • E assiduidade, disciplina, produtividade, responsabilidade e ética.

Segundo a Lei nº 8.112/90, licenças podem ser concedidas ao servidor público federal nos seguintes casos:

  • A Motivo de doença em pessoa da família; afastamento do cônjuge ou companheiro; para o serviço militar; para atividade política; para tratar de interesses particulares; para capacitação; e como premiação por elevado desempenho.
  • B Motivo de doença em pessoa da família; afastamento do cônjuge ou companheiro; para o serviço militar; para atividade política; para servir a organismo internacional; para capacitação; e como premiação por elevado desempenho.
  • C Motivo de doença em pessoa da família; afastamento do cônjuge ou companheiro; para o serviço militar; para atividade política; para servir a organismo internacional; para capacitação; e para desempenho de mandato classista.
  • D Motivo de doença em pessoa da família; afastamento do cônjuge ou companheiro; para o serviço militar; para atividade política; para tratar de interesses particulares; para capacitação; e para participação em competição desportiva.
  • E Motivo de doença em pessoa da família; afastamento do cônjuge ou companheiro; para o serviço militar; para atividade política; para tratar de interesses particulares; para capacitação; e para desempenho de mandato classista.

Constituem objetivos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, conforme consta em seu Estatuto:

  • A a educação em nível superior, a participação na opinião pública e a defesa de direitos políticos.
  • B a participação na opinião pública, a elaboração e a execução de políticas públicas educacionais e a extensão, aberta à participação da população.
  • C a educação em nível superior, a criação artística e o fortalecimento da paz e da solidariedade universal.
  • D a criação artística, a defesa de direitos políticos e a participação na opinião pública.
  • E a educação em nível superior, a extensão, aberta à participação da população e a elaboração e execução de políticas públicas educacionais.