Questões de Linguagem e Encenação Teatral (Artes Cênicas)

Limpar Busca

Para Isabel Marques, “[...] a dança tem a possibilidade de deixar de ser uma disciplina escolar pré-moldada, isolada. Ela passará a fazer parte dos conteúdos curriculares que se multiplicam e tecem redes com outras disciplinas, com os alunos, a escola, a cultura e a sociedade, de modo a desconstruí-los e transformá-los; poderia passar a ter espaço próprio nessa rede de comunicações entre o real e o imaginário na contemporaneidade”.
Diante disso, assinale a questão correta:

  • A A dança possibilita o diálogo, de forma transdisciplinar, com outras disciplinas, podendo propôr ações pedagógicas coletivas.
  • B O ensino da dança na escola deve limitar-se a trabalhar o conteúdo curricular que envolve a linguagem.
  • C A escola deve propiciar aos seus alunos a aquisição de instrumentos que lhes permite o acesso ao saber elaborado e sistematizado, sendo que a dança, desse modo, contribui para entreter o estudante e relaxá-lo.
  • D A escola é um ambiente importante de interação humana e a dança, sendo um conhecimento exclusivamente prático, pode servir para integrar saberes.
  • E A dança, como executora de técnicas, possibilita a construção de um conhecimento subordinado às outras disciplinas.

O Ballet Clássico é uma modalidade de dança conhecida e praticada mundialmente. A aplicação de sua técnica segue o mesmo padrão, em qualquer lugar do mundo. O ballet possui 5 (cinco) posições básicas, que servem como ponto de partida para os primeiros passos dessa dança.
Uma dessas posições consiste em: “Os braços devem ser posicionados formando um círculo na altura do umbigo, com as palmas das mãos voltadas para você. Pés en dehors, pernas fechadas, com os calcanhares se encontrando, e os joelhos virados para fora, alinhados com os dedos dos pés.”
Considerando os fundamentos da dança clássica, a posição descrita acima é classificada como:

  • A Segunda posição.
  • B Primeira posição.
  • C Terceira posição.
  • D Quarta posição.
  • E Quinta posição.

Rudolf Laban (1879-1958), um dos fundadores da Dança Moderna, criou um método de análise do movimento e de dança educacional. Para tanto, possibilitou a criação de uma dança pessoal e expressiva bem como valorizou a dança em grupo. Para Laban, são fatores do movimento usados em processo coreográfico:

  • A Ritmo, níveis, deslocamento e tempo.
  • B Tempo, direção, peso e ritmo.
  • C Densidade, peso, tempo e espaço.
  • D Espaço, fluência, peso e tempo.
  • E Espaço, fluência, peso e ritmo.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um tipo de palco que compõe o espaço cênico.

  • A Italiano.
  • B Elisabetano.
  • C Compositivo.
  • D Arena.

"Os jogos teatrais propostos por Viola Spolin são jogos de regras, ou seja, os jogadores têm objetivos claros a serem atingidos, as regras surgem como forma de auxiliar o aprendizado pela experiência, como um modo de colaborar para que o jogador seja capaz de perceber  a própria experiência, sem se perder dentro de um fazer pelo fazer." Fonte: Ramaldes, Karine. Os Jogos Teatrais de Viola Spolin - Uma pedagogia da experiência. Goiania: Kelps, 2017, p. 147.
Sobre os chamados jogos teatrais, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Os jogadores devem interagir com meio de modo a solucionar determinados problemas de atuação.
  • B Os jogadores precisam ficar descontraídos ao longo do jogo teatral, sem a necessidade de manter o foco
  • C Ao final do jogo teatral, a atividade deverá ser avaliada, não sendo esta um julgamento ou crítica
  • D O professor deve auxiliar os estudantes dando instruções claras quanto àquilo que será realizado no jogo teatral.