Questões de Projetos e Ações Artístico-culturais (Artes Cênicas)

Limpar Busca

Na construção do roteiro sobre o tempo dramático, é correto afirmar que

  • A está presente apenas no conceito geral da obra.
  • B há apenas um tempo parcial.
  • C há apenas um tempo total.
  • D é aquilo que acontece fora da cena dramática.
  • E é a soma de todos os tempos parciais.

A ideia de papel, quer no teatro, quer nos contextos de interação social, implicita a ideia de função, que é simplesmente

  • A fazer o papel de, fazer as funções de, funcionar como.
  • B uma regra que não relaciona cada elemento de um conjunto.
  • C ação visível e indivisível.
  • D também conhecido como variável independente.
  • E é uma ação política – logo isso significa dizer que toda reação em teatro implica uma ação política.
Segundo Viola Spolin (2012), “todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco”. Sendo assim, levar o teatro para a escola é possibilitar aos alunos a vivência do fazer teatral. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa e, se o indivíduo tiver “talento”, a aprendizagem do teatro se dá por completa.
  • B Experienciar é se aprofundar no ambiente, é se envolver total e organicamente com ele. Isto é, o envolvimento passa por todos os níveis: intelectual, físico e intuitivo.
  • C A espontaneidade é um momento de liberdade individual. Quando nos deparamos com a realidade, é possível explorá-la e agir em conformidade com ela.
  • D Aprendemos por meio da experiência.
Assinale a alternativa correta sobre o teatro.
  • A Uma criança, ao assistir uma peça teatral, poderá ampliar seu repertório de histórias e estender sua inteligência linguística.
  • B As noções de lógica e causalidade não podem ser caracterizadas em uma peça teatral.
  • C O artista precisa desenvolver a capacidade de comunicação interpessoal, pois precisa despertar carisma junto ao público. A comunicação intrapessoal, ao contrário, deve ser anulada a fim de não perder sua capacidade de controle emocional.
  • D Pela limitação em relação à composição de outras linguagens em um espetáculo teatral, é possível afirmar que o teatro é uma das linguagens artísticas mais limitadas.
  • E Uma peça teatral explora majoritariamente a linguagem verbal.

O patrimônio do Sesc-DF consiste em seis espaços culturais, sediados no Plano Piloto, em Taguatinga, no Gama e na Ceilândia. No que se refere a esses espaços culturais, assinale a alternativa correta.

  • A O teatro Sesc Garagem possui palco italiano.
  • B O teatro Sesc Newton Rossi possui palco elizabetano.
  • C O teatro Sesc Paulo Gracindo possui palco semiarena.
  • D O Espaço Cultural Ary Barroso é um teatro de bolso.
  • E O teatro Sesc Sílvio Barbato possui arquibancadas móveis.