A formação de público é um dos principais desafios dos espaços culturais e da produção cultural e tem como agravante a crise econômica, política e educacional que o Brasil enfrenta nesse momento (de 2013 até o presente). A acessibilidade cultural, nesse contexto, pode ser uma aliada nas inovações necessárias e na reinvenção da produção cultural, criando espaços acolhedores e ergonômicos, discursos mais democráticos e recursos de comunicação e mediação multissensoriais que consideram novos públicos e novas formas de acessar e fruir espaços, serviços e produtos culturais. Viviane Sarraf. Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência - benefícios para todos. In: Revista do Centro de Pesquisa e Formação, n.0 6, junho/2018, p. 23-43.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta acerca de acessibilidade em espaços culturais.
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A Uma das principais frentes de luta pela acessibilidade às manifestações artístico-culturais na atualidade busca que ela seja incluída no texto da Declaração Internacional de Direitos Humanos, a fim de ser considerada como direito universal do cidadão.
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B Na atualidade, entende-se por acessibilidade a eliminação de barreiras físicas/arquitetônicas de um espaço construído.
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C O desenho universal é uma tecnologia direcionada apenas aos que dele necessitam.
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D A acessibilidade cultural refere-se exclusivamente ao acesso de pessoas com deficiência.
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E Para que as instituições culturais sejam universalmente acessíveis, elas deverão oferecer a todos os visitantes pleno acesso a seus espaços e conteúdos, independentemente das condições sociais, sensoriais, cognitivas ou físicas dessas pessoas.