Questões de Artes Cênicas e Legislação (Artes Cênicas)

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Na composição cênica, são considerados elementos, exceto:

  • A Trilha sonora.
  • B Palco.
  • C Figurinos.
  • D Cenário.
  • E Iluminação.

Segundo os PCN-Arte (1997), na primeira metade do século XX, as atividades de teatro e dança nas escolas eram

  • A autônomas das outras linguagens e ganhavam atenção especial na formação dos jovens graças ao sucesso do teatro e da dança do Brasil no exterior.
  • B somente reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares nas celebrações de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar.
  • C fundamentos para o aprendizado dos jovens por fornecer base para o comportamento criativo, pressuposto do movimento escolanovista.
  • D disciplinas rigorosamente tradicionais e articuladas com a área de Humanidades, nas quais a Filosofia e a História eram também fundamentais.
  • E a vanguarda da formação dos jovens, que, nas disciplinas, podiam exercitar a imaginação e, principalmente, as atividades físicas, uma inovação em termos educacionais no período.

De acordo com a Lei Rouanet, o FNC é um fundo de natureza contábil, com prazo indeterminado de duração, que funcionará sob as formas de apoio a fundo perdido ou de empréstimos reembolsáveis, conforme estabelecido pelo regulamento. No entanto, a medida provisória n.º 841/2018, que trata das alterações orçamentárias para a segurança pública, destituiu o seguinte recurso da cultura:

  • A 3% da arrecadação bruta dos concursos prognósticos e das loterias federais e similares cuja realização estiver sujeita à autorização federal, deduzindo-se esse valor do montante destinado aos prêmios.
  • B subvenções e auxílios de entidades de qualquer natureza, inclusive de organismos internacionais.
  • C 1% da arrecadação dos fundos de investimentos regionais a que se refere a Lei n.º 8.167/1991, obedecida, na aplicação, a respectiva origem geográfica regional.
  • D recursos do Tesouro Nacional.
  • E resultado das aplicações em títulos públicos federais, obedecida a legislação vigente sobre a matéria.

No que se refere às políticas públicas de cultura, assinale a alternativa correta.

  • A A Lei n.º 8.313, que instituiu o Projac (Projeto Jacarepaguá), atualmente denominado de Estúdios Globo, é popularmente conhecida como Lei Rouanet, em reconhecimento ao seu criador, o sociólogo Sérgio Paulo Rouanet.
  • B A separação dos Ministérios de Educação e Cultura, em 1985, provocou uma diminuição orçamentária no setor de políticas públicas culturais no Brasil.
  • C O Fundo Nacional de Cultura (FNC) corresponde ao patrocínio público indireto, via incentivo fiscal, às empresas patrocinadoras.
  • D O mecenato corresponde ao patrocínio público direto a projetos culturais.
  • E A seleção de projetos via editais culturais, pelo Ministério da Cultura, teve sua consolidação na gestão de Gilberto Gil/Juca Ferreira.

Quanto ao desenho universal, expresso na Lei n.º 10.098/2000, assinale a alternativa correta.

  • A Adequações físicas, como rampas, elevadores, pavimentos sem degraus, passagens e portas mais largas, altura de balcões mais baixa e sanitários maiores, proporcionam um percurso ergonômico para todos os indivíduos.
  • B A Lei n.º 10.098/2000, de acordo com a noção de desenho universal, exige a adaptação de espaços culturais com banheiro reservado a deficientes, rebaixamento de calçadas e barras de apoio.
  • C Um dos grandes impasses na implementação do desenho universal em espaços educacionais e culturais é que adequações de comunicação, como legendas em português em filmes e vídeos, audiodescrição, materiais de mediação multissensoriais, guias de visitação auditivos e multimídia, comprometem a aprendizagem de crianças em fase de alfabetização.
  • D O conceito de desenho universal é o de que os ambientes estejam preparados para acolher exclusivamente pessoas com necessidades especiais.
  • E O desenho universal constitui barreiras nas formas de relacionamento, beneficiando a todos e contribuindo para um ambiente mais acolhedor e convidativo para os visitantes, independentemente de suas diferenças sociais e preferências individuais.