Questões de Avaliação de Eventos (Relações Públicas)

Limpar Busca

Na organização de um evento, avalie se as seguintes afirmações acerca das atribuições institucionais são falsas (F) ou verdadeiras (V). ( ) É atribuição institucional a concepção de todos os eventos que se pretende realizar. ( ) Para cada evento, a instituição deve assumir o papel de promotora e organizadora do evento, por meio de um ou mais responsáveis designados para tal. ( ) Os promotores de eventos frequentemente fazem uso de empresa contratada para operacionalizar ações como montagem de palco, serviço de transporte, segurança, recursos humanos, alimentação, som, rede wi-fi, hospedagem. As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, V e V.
  • B V, F e F.
  • C V, V e V.
  • D F, F e F.
  • E V, V e F.

O planejamento e a organização de um evento são atividades muitas vezes complexas e que podem envolver grande número de atores e de processos. Com a finalidade de facilitar a compreensão desses processos, convenciona-se dividir a organização nas seguintes três etapas:

  • A concepção, organização e execução.
  • B logística, distribuição e contratação.
  • C planejamento de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo.
  • D pré-evento, execução do evento (trans-evento) e pós-evento.
  • E apuração, concepção e avaliação.
Quanto maior a duração da mensuração dos resultados, mais os indicadores deixam de ser somente dados (brutos, isolados, sem relevância aparente), constituindo-se em informações (relevantes, contextualizadas) e passando a ser fonte de conhecimento, pois dão ao profissional a capacidade de reinterpretar a informação, desenvolvendo raciocínios próprios sobre ela. No contexto da avaliação e mensuração dos resultados em comunicação, é também importante evidenciar a diferença conceitual entre eficiência, eficácia e efetividade. Adaptado de YANAZE, M. H.; FREIRE, O.; SENISE, D. Retorno de investimentos em comunicação: avaliação e mensuração. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.
Nas etapas de avaliação e mensuração aplicadas à comunicação organizacional, uma métrica de eficácia é:
  • A número final de participantes de um evento
  • B comparativo dos índices de pesquisas internas
  • C adequação dos meios de veiculação empregados
  • D qualidade percebida do conteúdo de uma mensagem

A organização da 30ª UERJ Sem Muros avalia o grau de satisfação de estudantes, professores e técnicos-administrativos com as atividades realizadas. Para isso, realiza uma pesquisa de opinião,com questionário disponível em plataforma digital, buscando amostra numérica representativa de cada um dos segmentos internos.
Com base nesse método de trabalho, a pesquisa descrita é classificada como:

  • A experimental
  • B exploratória
  • C quantitativa
  • D qualitativa
Sobre a função principal do profissional de Relações Públicas em um evento, assinale a alternativa correta.
  • A Analisar as vestimentas dos convidados caso seja necessário barrar alguém
  • B Analisar o local apenas para verificar a adequação com o perfil do evento
  • C Analisar se os convidados VIPs estão presentes apenas
  • D Ser responsável pela organização, acompanhamento e entrega final
  • E Ser responsável pelos garçons que servem as mesas apenas