Questões de Pesquisa de Opinião (Relações Públicas)

Limpar Busca

São etapas do planejamento de relações na comunicação organizacional.
(1) Determinação de objetivos e metas (2) Levantamento de informações (3) Identificação dos públicos envolvidos (4) Análise dos dados e construção de um diagnóstico (5) Fixação de técnicas de controle (6) Estabelecimento de ações necessárias (7) Definição de recursos a serem alocados (8) Adoção de estratégias (9) Previsão de formas alternativas de ação
O ordenamento CORRETO das etapas de planejamento de relações públicas é:

  • A 1-4-6-8-3-9-2-7-5
  • B 3-7-5-1-6-2-4-9-8
  • C 4-1-3-2-9-7-8-5-6
  • D 7-5-3-2-4-1-9-8-6
  • E 7-5-9-1-3-6-2-8-4

Sobre métodos de pesquisa em relações públicas, segundo Valéria de Siqueira Castro Lopes e Vânia Penafieri, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 Visa a um estudo focado nos processos de comunicação interna e administrativa de uma organização.
2 Busca identificar a posição de um público a respeito de uma questão de interesse da organização.
3 Realizada com um público de interesse para verificar a percepção que possui da organização.
( ) Pesquisa de opinião ( ) Pesquisa de imagem ( ) Auditoria de comunicação
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 

  • A 1-2-3
  • B 1-3-2
  • C 2-1-3
  • D 2-3-1
  • E 3-1-2

A opinião pública só existe em nações democráticas e, para a existência dela, é condição sine qua non que haja

  • A a moralidade e a legalidade dos atos administrativos.
  • B a informação mediada por órgãos da imprensa oficial.
  • C a publicidade, a transparência e a divulgação dos atos oficiais.
  • D os institutos de pesquisa, para fazerem as medições da opinião pública.
  • E o clima de opinião que leve à consolidação das opiniões majoritárias.

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de pesquisa de opinião que visa fornecer ao pesquisador um maior conhecimento do tema ou do problema de interesse, sendo apropriado para os primeiros estágios da investigação, quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno pelo pesquisador são ainda insuficientes ou preliminares.

  • A pesquisa exploratória
  • B pesquisa descritiva
  • C pesquisa introdutória
  • D pesquisa experimental
  • E pesquisa de fontes primárias

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de amostra, em pesquisas de opinião, ao qual não se pode aplicar inferência estatística, mas se pode utilizar a estatística descritiva.

  • A amostra probabilística
  • B amostra universal
  • C amostra incidental
  • D amostra aleatória
  • E amostra não aleatória