Quanto maior a duração da mensuração dos resultados, mais os indicadores deixam de ser somente dados (brutos, isolados, sem relevância aparente), constituindo-se em informações (relevantes, contextualizadas) e passando a ser fonte de conhecimento, pois dão ao profissional a capacidade de reinterpretar a informação, desenvolvendo raciocínios próprios sobre ela. No contexto da avaliação e mensuração dos resultados em comunicação, é também importante evidenciar a diferença conceitual entre eficiência, eficácia e efetividade. Adaptado de YANAZE, M. H.; FREIRE, O.; SENISE, D. Retorno de investimentos em comunicação: avaliação e mensuração. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. 
 Nas etapas de avaliação e mensuração aplicadas à comunicação organizacional, uma métrica de eficácia é: 
    -    A número final de participantes de um evento  
-    B comparativo dos índices de pesquisas internas  
-    C adequação dos meios de veiculação empregados  
-    D qualidade percebida do conteúdo de uma mensagem