Questões de Planejamento Estratégico (Relações Públicas)

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Qual dos seguintes princípios é INCORRETO para nortear um programa de relações públicas?

  • A Desenvolver apenas ações testadas em programas de relações públicas já realizados anteriormente
  • B Ser parte integrante do plano estratégico de comunicação integrada de relações públicas
  • C Ter como orientação e diretrizes a filosofia e as políticas de comunicação estabelecidas.
  • D Ter presente em todo o processo a relação custo-benefício.

Coloque PE nas afirmativas relativas ao Planejamento Estratégico e AE nas relativas à Administração Estratégica
( ) Estabelece um posicionamento em relação ao ambiente ( ) Acresce capacitação estratégica ( ) Incorpora aspirações de pessoas ( ) Lida com fatos, ideias, probabilidades ( ) Culmina com um novo comportamento
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A AE-AE-PE-PE-AE
  • B AE-PE-PE-AE-PE
  • C PE-AE-AE-PE-AE
  • D PE-PE-AE-AE-PE

As doze etapas de um processo de planejamento aplicado à comunicação organizacional são ordenadas CORRETAMENTE.
(1) Implantação do planejamento (2) Identificação da realidade situacional (3) Levantamento de Informações (4) Adoção de estratégias (5) Determinação de objetivos e metas (6) Identificação dos públicos envolvidos (7) Análise dos dados e construção de um diagnóstico (8) Estabelecimento de ações necessárias (9) Fixação de técnicas de controle (10) Definição de recursos a serem alocados (11) Previsão de formas alternativas de ação (12) Avaliação dos resultados

A alternativa que apresenta o ordenamento CORRETO das etapas de planejamento de relações públicas é: 

  • A 1-4-6-8-3-9-2-7-5-12-11-10.
  • B 7-11-5-3-2-4-1-12-9-8-6-10.
  • C 10-3-7-5-1-6-11-2-4-9-8-12.
  • D 11-1-2-6-5-4-3-8-10-9-7-12.

Sobre a evolução do planejamento estratégico direcionado para a comunicação organizacional, é INCORRETO afirmar:

  • A A partir da década de 1970, o planejamento estratégico passou a ser muito formalizado e começou a existir um hiato entre o processo de elaboração ou formulação e sua implantação.
  • B De 1970 a 1980, o nível de turbulência ambiental foi exploratório e de grandes mudanças, exigindo das organizações um múltiplo planejamento e gestão estratégica, por meio de respostas rápidas e flexíveis.
  • C O planejamento estratégico surgiu em fins da década de 1960, como uma resposta das organizações para fazer frente aos novos desafios ambientais e às mudanças no macroambiente social.
  • D Para suprir essas lacunas e dar uma nova direção ao planejamento estratégico, foram desenvolvidas, a partir da década de 1980, novas propostas, como a necessidade de conexão com a administração estratégica e o pensamento estratégico.

Segundo Kunsch, o planejamento é inerente ao processo de gestão estratégica e, para compreender sua natureza essencial, é preciso levar em consideração quatro princípios: a contribuição aos objetivos, a função de precedência, a abrangência e a eficiência dos planos.
Sobre seus principais conceitos, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

(1) Significa fazer bem-feito, de maneira adequada, com redução de custos, desempenho competente e rendimento técnico. 
(2) Liga-se a resultados – em função dos quais é preciso escolher alternativas e ações corretas, usando para tanto conhecimento e criatividade para fazer o que é mais viável e certo.
(3) Relaciona-se com a permanência no ambiente e a perenidade no tempo, no contexto da obtenção dos objetivos globais. 

( ) EFETIVIDADE
( ) EFICIÊNCIA
( ) EFICÁCIA

A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, é: 

  • A 3-1-2.
  • B 3-2-1.
  • C 2-1-3.
  • D 2-3-1.