Questões de Assessoria de Comunicação nas Relações Públicas (Relações Públicas)

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Sobre as variáveis relacionadas em cada nível de análise nos tipos de comunicação e influências primárias na transmissão de informações, numere CORRETAMENTE a coluna da direita de acordo com a da esquerda:
(1) Processamento de informações; sobrecarga de informações; não-verbal (2) Direcionalidade; escolha da modalidade; controle de entrada (3) Efeitos conjuntos da informação pelos membros organizacionais (4) Processamento; informações conjuntas; regras 
( ) dentro da organização (interunidades). ( ) externo à organização (interorganizacional). ( ) dentro da organização (interpessoal). ( ) independente da organização (interpessoal).

A ordem numérica CORRETA, de cima para baixo, é: 

  • A 3-4-2-1.
  • B 2-3-4-1.
  • C 4-1-3-2.
  • D 1-2-4-3.

Qual dos seguintes princípios é INCORRETO para nortear um programa de relações públicas?

  • A Desenvolver apenas ações testadas em programas de relações públicas já realizados anteriormente
  • B Ser parte integrante do plano estratégico de comunicação integrada de relações públicas
  • C Ter como orientação e diretrizes a filosofia e as políticas de comunicação estabelecidas.
  • D Ter presente em todo o processo a relação custo-benefício.

Enquanto canais de relacionamento com o consumidor, o serviço de atendimento ao cliente (SAC) e o ombudsman são serviços diferentes, mas complementares. A respeito desses serviços, assinale a alternativa correta.

  • A Ao SAC compete representar o consumidor dentro da organização, defendendo os interesses dele, enquanto o ombudsman tem o papel de ouvir as reclamações.
  • B O ombudsman é uma função mais conhecida dentro de uma organização que o SAC e tende a ouvir o cliente antes que a reclamação chegue ao SAC.
  • C Ao ombudsman normalmente cabe responder por problemas ligados ao consumo e aos serviços de interesses mercadológicos, sendo suas ações mais massificadas e pasteurizadas do que as do SAC.
  • D O ombudsman tem acesso às situações registradas pelo SAC, para poder propor soluções para as falhas, o aperfeiçoamento de produtos e de serviços e a melhoria no atendimento.
  • E O ombudsman geralmente está em departamentos de marketing ou em áreas comerciais, voltando suas atividades ao campo tático-operacional de contato com os consumidores.

Assinale a alternativa que apresenta a ação que, na assessoria de imprensa, é uma oportunidade para estreitar relacionamentos, promover ou lançar produtos e oferecer informações importantes por meio de um tour guiado.

  • A press kit 
  • B brinde
  • C entrevista coletiva
  • D entrevista exclusiva
  • E press trip 

O profissional de relações públicas deve conhecer os diferentes públicos de interesse da organização e, a partir disso,

  • A formular o planejamento estratégico da organização.
  • B gerenciar os recursos humanos e os planos de cargos e salários.
  • C comandar a formulação da missão organizacional voltada a cada stakeholder.
  • D construir uma imagem institucional que encubra pontos negativos da identidade organizacional.
  • E estabelecer o relacionamento da organização com tais públicos, dando-lhes tratamento apropriado e utilizando as mídias adequadas a eles.