Questões de Missão Profissional do RP (Relações Públicas)

Limpar Busca
NÃO é atribuição privativa do profissional de relações públicas:
  • A A informação de caráter institucional entre a entidade e o público, através dos meios de comunicação.
  • B Coordenação das assessorias de comunicação social de organizações públicas.
  • C O planejamento e a supervisão da utilização dos meios audiovisuais, para fins institucionais.
  • D Planejamento e execução de campanhas de opinião pública.

São etapas do planejamento de relações na comunicação organizacional.
(1) Determinação de objetivos e metas (2) Levantamento de informações (3) Identificação dos públicos envolvidos (4) Análise dos dados e construção de um diagnóstico (5) Fixação de técnicas de controle (6) Estabelecimento de ações necessárias (7) Definição de recursos a serem alocados (8) Adoção de estratégias (9) Previsão de formas alternativas de ação
O ordenamento CORRETO das etapas de planejamento de relações públicas é:

  • A 1-4-6-8-3-9-2-7-5
  • B 3-7-5-1-6-2-4-9-8
  • C 4-1-3-2-9-7-8-5-6
  • D 7-5-3-2-4-1-9-8-6
  • E 7-5-9-1-3-6-2-8-4

As atividades de relações públicas que têm de apresentar resultados e ajudar as organizações a atingir seus objetivos, cumprir sua missão, desenvolver sua visão e cultivar seus valores são denominadas corretamente de:

  • A Função Política.
  • B Função Mercadológica.
  • C Função Mediadora.
  • D Função Estratégica.
  • E Função Administrativa.

As relações públicas têm como objeto as organizações e seus públicos que, embora sejam distintas, se relacionam dialeticamente. Analise as afirmativas a seguir, relacionadas à área relações públicas como atividade profissional.


I. Identificam os públicos, suas reações, percepções e pensam em estratégias comunicacionais de relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional.

II. Supervisionam e coordenam programas de comunicação com os públicos.

III. Prevêem e gerenciam conflitos e crises que porventura podem despontar dentro de muitas categorias.

IV. Identificam e criam mercados para os produtos e serviços das organizações.


Estão corretas as afirmativas: 

  • A I, II e III apenas
  • B II, III e IV apenas
  • C III e IV apenas
  • D I, II, III e IV

O objeto formal da atividade profissional de relações públicas é a bipolaridade cooperação/conflito contida no processo de interação que ocorre no sistema organização-públicos, e sua matéria-prima é a informação. Essa descrição se refere a qual abordagem?

  • A Teoria comportamental.
  • B Comunicação dirigida.
  • C Comunicação integrada.
  • D Excelência.
  • E Função política.