Questões de Fluxos Comunicativos (Relações Públicas)

Limpar Busca

O cenário de desinformação impulsionado pelas mídias sociais é um desafio para a comunicação de diversas organizações, com riscos à sua imagem e à sua reputação. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A É impossível prever e amenizar crises de imagem nos meios digitais, dada a imprevisibilidade dos movimentos virais.
  • B A desinformação é resultado da atuação de veículos da imprensa profissional que divulgam fake news para atrair audiência e atacar reputações.
  • C Na comunicação política, atacar reputações é uma estratégia legítima nas mídias sociais, não sendo possível administrar crises de imagem.
  • D Planos de contingência de crises de imagem devem incorporar posicionamentos e velocidade de resposta compatíveis com as dinâmicas das mídias digitais.
  • E A desinformação não se reflete no desempenho de organizações na Bolsa de Valores, uma vez que a reputação é protegida pelas regras do mercado.

Em relações públicas, a organização, a produção de material informativo e promocional e a divulgação são etapas essenciais para a realização de

  • A house organs.
  • B relacionamento com a mídia.
  • C eventos.
  • D relações governamentais.
  • E vídeo institucional.

Em comunicação on-line, existe um conjunto de estratégias e de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na Web, com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico em buscadores ao gerar tráfego e autoridade digital. Trata-se de estratégias de

  • A SEO (search engine optimization).
  • B SEM (search engine marketing).
  • C CEO (chief executive officer).
  • D SERP (search engine results page).
  • E SSL (secure sockets layer).

As relações públicas têm como objeto as organizações e seus públicos que, embora sejam distintas, se relacionam dialeticamente. Analise as afirmativas a seguir, relacionadas à área relações públicas como atividade profissional.


I. Identificam os públicos, suas reações, percepções e pensam em estratégias comunicacionais de relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional.

II. Supervisionam e coordenam programas de comunicação com os públicos.

III. Prevêem e gerenciam conflitos e crises que porventura podem despontar dentro de muitas categorias.

IV. Identificam e criam mercados para os produtos e serviços das organizações.


Estão corretas as afirmativas: 

  • A I, II e III apenas
  • B II, III e IV apenas
  • C III e IV apenas
  • D I, II, III e IV