Questões de Campanhas (Relações Públicas)

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As relações públicas têm como objeto as organizações e seus públicos que, embora sejam distintas, se relacionam dialeticamente. Analise as afirmativas a seguir, relacionadas à área relações públicas como atividade profissional.


I. Identificam os públicos, suas reações, percepções e pensam em estratégias comunicacionais de relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional.

II. Supervisionam e coordenam programas de comunicação com os públicos.

III. Prevêem e gerenciam conflitos e crises que porventura podem despontar dentro de muitas categorias.

IV. Identificam e criam mercados para os produtos e serviços das organizações.


Estão corretas as afirmativas: 

  • A I, II e III apenas
  • B II, III e IV apenas
  • C III e IV apenas
  • D I, II, III e IV

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Descrição técnica da pesquisa de opinião pública

Questionário: hospedado em plataforma online e respondido no primeiro semestre de 2021. Conta com 77 perguntas distribuídas entre cinco blocos temáticos: perfil sociodemográfico; saúde; educação; trabalho e renda; vida pública.

Amostra: amostragem de conveniência (não probabilística) com monitoramento diário referenciado pela distribuição populacional de jovens para região, faixa etária, gênero e cor/raça, de acordo com a Pnad Contínua 2020 (IBGE). Responderam ao questionário 68114 jovens de todos os estados do país.

Adaptado de atlasdasjuventudes.com.br


Tomando por base a descrição técnica da pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus (2021), em relação à amostra do estudo, o aspecto que pode ser interpretado é:

  • A desvio-padrão
  • B margem de erro
  • C grau de confiança
  • D representatividade

Numa perspectiva mais abrangente, stakeholders são todos aqueles que afetam e são afetados pelas ações organizacionais; numa perspectiva mais restrita, stakeholders são aqueles grupos que contribuem de forma decisiva para a sobrevivência e o desempenho da organização.

ALMEIDA, A. L. de C; BERTUCCI, J. L. de O. Gestão estratégica de stakeholders: aspectos relevantes na definição de políticas de relacionamento. In: MARCHIORI, M. (Org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.


Na atualidade, em busca de relacionamento organizacional consistente, a política para classificação de stakeholders se estabelece da seguinte forma:

  • A rígida, pois o relacionamento com eles é perene
  • B flexível, pois o relacionamento com eles é dinâmico
  • C esporádica, pois o relacionamento com eles é ocasional
  • D circunstancial, pois o relacionamento com eles é momentâneo

Em relação à avaliação das organizações no âmbito das mídias sociais, é INCORRETO afirmar que:

  • A As mídias sociais conformam relações que vão além da divulgação e da apropriação de conteúdos, servindo a propósitos experienciais e imersivos.
  • B As mídias sociais permitem expandir unicamente a percepção de ativos tangíveis das organizações, tais como reputação, imagem e marcas.
  • C Percebe-se uma influência crescente de sistemas de avaliação e gestão da comunicação organizacional, os quais tendem a valorizar de forma excessiva a mensuração e os indicadores quantitativos.
  • D Os sistemas disponíveis para coleta de dados nas mídias sociais apresentam pouca precisão ou abrangência para recuperação do universo a ser pesquisado.
  • E A mensuração nas mídias sociais costuma atender a propósitos de: comprovar o aumento da receita; redução de custos; obtenção de vantagens; melhoria na satisfação de clientes ou stakeholders em geral.

As sentenças a seguir dizem respeito à técnica de pesquisa denominada grupo focal, ou focus group. Avalie-as, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) São um tipo de pesquisa qualitativa que objetiva perceber os valores e normas que referenciam um grupo. Ao reverso de inferir ou generalizar, os grupos focais proporcionam compreensão desses aspectos valorativos e normativos.

( ) Uma de suas possibilidades de utilização ocorre na fase de implementação de programas e ações. Nesse contexto, seu objetivo deve ser voltado para ajustar o que foi planejando previamente, e pode evitar o fracasso das ações planejadas.

( ) Pode-se elencar, como uma de suas vantagens, a facilidade de integração entre pessoas que têm alguma divergência entre si e que não se sentiriam à vontade para se manifestar em presença uma da outra.

( ) No que diz respeito ao planejamento da reunião para a realização de um grupo focal, entre outras providências, deve-se: escolher um local neutro, para evitar constrangimento ou inibição dos participantes; e, quando houver algum tipo de gravação, deve-se obter a autorização dos participantes.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – F – V.
  • B V – F – V – F.
  • C F – F – V – V.
  • D V – V – V – V.
  • E F – F – F – F.